A Neuroteologia ou Neurociencia Espiritual, a Busca de Deus no Cérebro Humano

Por: Ryath (Pesquisado e inspirado por Marcelinho)

A Neuroteologia, também chamada de Neurociencia Espiritual, é a ciência que investiga o cérebro em momentos religiosos, tendo o estudo da religião, da espiritualidade, da Psicologia e da Neurologia.
Nosso caráter está relacionado com o conceito de espiritualidade, é aí que Psicologia tem um campo de estudo fecundo.
Quanto maior a espiritualidade, maior o caráter.
A Neurociência Espiritual tenta conectar a religião a ciência.

 


A Neurociencia Espiritual utiliza diversas técnicas de investigação da relação do cérebro com a religião, usando diversas técnicas de exploração da estrutura do cérebro.
Existem pesquisas para saber que áreas do cérebro ficam ativas no momento que as pessoas experienciam o divino.
Existe a Psicologia Transpessoal, ela investiga os estados de consciência ampliados, ou seja, quando a pessoa vai além da percepção e vivencia de si mesmo, e experiência outras consciências, inclusive a divina.
Essas experiências ocorrem em meditação e as orações, como sacerdotes ou sacerdotisas que rezam por muito tempo, ou por pessoas que meditam muito tempo.
Essas experiências de consciência ampliada são chamadas de místicas, e existem vertentes para elas na mais populares religiões de nosso planeta.
A tarefa da Neuroteologia é monitorar o cérebro nessas experiências místicas.
Para a Neuroteologia essas experiências são, na experiência do cérebro, complexas e multifacetadas, mudando nossas emoções, percepções e cognições, além de mostrar que essas experiências aumentam a atividade cerebral, ativando muitos locais do cérebro, ocorrendo de fato uma expansão.

 


As áreas do cérebro que mais se ativam nessas experiências são: o córtex pré-frontal, o sistema límbico, o gânglio basal e os lobos parentais.
Essas experiências não mostram que o cérebro é que as cria, mas sim, como ele reage a essas experiências místicas.
Essas experiências verificam muito a área do lóbulo temporal, mas ainda outras áreas do cérebro também são ativadas nas experiências místicas.
Os cientistas da Neuroteologia são chamados de neuroteólogos.
Muitas vezes se usa o termo buscar a Deus no cérebro para designar o objetivo dessas pesquisas.
Aqui no site já divulgamos o resultado de pesquisas que investigam o cérebro no momento da regressão a vidas passadas, mostrando que a área que fica ativa no cérebro é a da memória, não a da imaginação, não sabemos se essa pesquisa poderia se enquadrar da ciência da Neurologia Espiritual, mas é um indício que mostra que a vida existe fora do corpo físico humano. 

 

Alguns Destaques: